A História de Cidreira

HISTÓRIA

No sec XVII a região era conhecida como Campos das Cidreiras, limitavam-se ao sul com os Campos do Quintão, ao norte com os Campos de Taramanday, a oeste com os Campos de Viamão e a Leste com o oceano Atlântico. Em 1749 a Estância das Cidreiras era de propriedade de Domingos Fernandes de Oliveira, Sargento-Mor da Colônia de Sacramento que vendeu a Estância das Cidreiras para Manuel Pereira Franco. Almoxarife-Mor da Colônia de Sacramento. Em 1767, a Coroa de Portugal doou a sesmaria de Cidreira para o almoxarife-mor Manuel Pereira Franco. Possuía de frente 4,5 léguas (29.700m), com 2,5 léguas de orla marítima (16.500m) e era composta pelas fazendas Cidreira, Rondinha, Roca Velha, Ponta do Mato e Porteira. Posteriormente, devido à sonegação de impostos, a Coroa confiscou as terras para serem leiloadas.

Em 1819 a sesmaria de Cidreira foi comprada por Luiz José Ferreira Saraiva, legando ao filho Francisco Pereira Saraiva as terras do norte: Roca Velha, Rondinha e Cidreira. Somente após 1860 começaram a vir para Cidreira os primeiros veranistas, ficando em casas de palha, com chão de areia batida. Dentre os pioneiros encontravam-se as famílias Cauduro, Pilla, Boppe, Mostardeiro, Chaves Barcellos, Bins, J.H. Santos e outras.

Devido ao difícil acesso não havia moradores, o que passou a ocorrer após a construção do primeiro farol, destacando-se João Neves, fiscal do governo estadual, que passou a residir ali para impedir a construção de casas sem a autorização do governo. Nessa época a praia era popularmente chamada de Pernambuquinho.

A partir de 1930 começaram a surgir as primeiras casas de madeira, sendo construída (em madeira) a Igreja Nossa Senhora da Saúde, surgindo, também, os Hotéis Atlântico (no local onde hoje é a estação rodoviária), Farroupilha (atualmente Edifício Alvorada), Castelo, Farol, Cidreira e outros.

Em 1950 foi iniciada a construção da estrada ligando Porto Alegre ao litoral (concluída em 1958), desenvolvendo-se o processo de urbanização de Cidreira/Pinhal. Em 1954, a CEEE instalou o primeiro gerador de energia elétrica, seguindo-se na década de 1960 o primeiro posto telefônico e o serviço de tratamento da água, pela Corsan.

O município teve a sua origem em Santo Antônio da Patrulha, passando mais tarde a pertencer a Osório e, por fim, a Tramandaí – até que, em maio de 1988, foi emancipado.

SÍMBOLOS

Símbolos municipais

BANDEIRA.jpg

Bandeira oficial

LEI Nº 040/89

Cria, no Município de Cidreira, a bandeira e o Brasão Municipais.

Art. 1º - Fica criado, no Município de cidreira, a bandeira e o brasão municipais, com as seguintes características:

1. A bandeira, com as dimensões de 1,60m ( um metro e sessenta centímetros) de comprimento por 1,10m (um metro e dez centímetros) de largura é dividida em três faixas, sendo uma branca, vertical, à direita, com 55 cm ( cinquenta e cinco centímetros) de comprimento, ocupando toda extensão da largura, e duas faixas horizontais, ambas com 1,05 ( um metro e cinco centímetro) de comprimento e 55 cm (cinqüenta e cinco centímetros) de largura, sendo a superior de cor azul, e a inferior, de cor verde, com os seguintes significados:

2. A cor branca, representando no aspecto social a paz e no aspecto geográfico, as dunas costeiras;

3. A cor azul, representando o firmamento e o mar;

4. A cor verde, representando as matas nativas e o reflorestamento.

BRASÃO PMC.png

Brasão oficial

II- O Brasão municipal, disposto à direita da bandeira, no centro da faixa branca vertical, é formado, de cima para baixo por uma coroa com quatro torres Portuguesas, um escudo esquartelado, ladeado por dois ramos de arroz e no pé, em listel, no centro, o nome do Município e nas bordas, as datas 1726 e 1988, respectivamente, com os seguintes significados:

1 - A coroa, formado por quatro torres portuguesas estilizadas, na cor preta, representando a construção civil, principal atividade econômica do Município e os quatros distritos em que o mesmo se divide.

2 - O escudo português, dividido em quartéis, tem a seguinte composição:

(a) Na parte superior, à esquerda, uma estrada orlada de pinheiros, representando  a infra-estrutura regional e urbana e o reflorestamento;

(b) Na parte superior, à direita, representando a atividade agropecuária, em harmonia com a natureza;

(c) Na parte inferior, à esquerda, representando a riqueza da apicultura, da pesca e a riqueza natural;

(d) Na parte inferior à direita, representando o aspecto turístico e a natureza, o Farol, o mar e as Dunas.

3 - Nas laterais do escudo, encontram-se dois ramos de arroz, simbolizando a riqueza agrícola do município;

4 - Abaixo de escudo, figura em listel, sobre um fundo de cor salmão, em preto, o nome do Município, ladeado pelas dunas e 1726, a primeira historicamente conhecida e a de 1988, ano da emancipação originada pela Lei nº 8.606, de 9 de maio de 1988.

Parágrafo único – O brasão, no seu conjunto, deve estar em termos de medidas, inscritos num retângulo com 57 cm (cinquenta e sete centímetros) de altura por 42 cm (quarenta e dois centímetros) de largura, situado no centro da faixa vertical branca, no lado direito da bandeira.

Galeria Histórica

GALERIA HISTÓRICA

Você possui uma foto ou vídeo antigo da cidade de Cidreira e gostaria de apresentar aqui? Mande um e-mail com o arquivo e com suas informações para colaborativo@cidreira.rs.gov.br

Projeto Cidreira Antiga

Prefeitos de Cidreira

Prefeitos

Este espaço está sendo desenvolvido e estará pronto em breve.

BASE FUNDO VERÃO.jpg

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Cidreira.

Desenvolvido por:

2B MULTI  BRANCO.png