Vacinação contra o Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

A Vacinação de crianças de 5 anos a 11 anos, terá seu início no dia 19/01 (quarta-feira).


Assim como está sendo a vacinação dos adolescentes, na vacinação das crianças será necessário que o responsável legal assine um termo de consentimento livre e esclarecido antes da aplicação da vacina. Este termo pode ser pego a partir de amanhã (17/01), nas unidades de saúde, fazer a leitura em casa, com calma e no dia da aplicação, levar devidamente preenchido e assinado.


A aplicação da vacina será exclusivamente na unidade de saúde Brisas do Mar, que a partir de terça-feira (18/01) não estará mais vacinando adultos e adolescentes.

A primeira etapa será para crianças com deficiência permanente e comorbidades (asma, doenças neurológicas, obesidade, imunodeficiência, doenças hematológicas, renal crônica, hepática e cardiovasculares, síndrome de down, pneumopatias, e em tratamento de câncer).


Para realizar a primeira dose, deve ser levado uma cópia de exames, receitas, relatórios ou laudos, que comprove a situação de saúde existente, para ser anexado ao formulário de vacinação, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido. Não havendo comprovação da comorbidade, não será aplicado a vacina neste momento, a criança entrará na etapa que não apresentam comorbidades, assim que for liberado pelo governo estadual.


Se a criança estiver em uso de antibióticos, corticóides ou anti-inflamatórios, deve aguardar 48 horas após a última dose do tratamento, para realizar a vacina.

Em caso de estar com síndrome gripal, deve ser descartado a possibilidade de contaminação da Covid-19. Não sendo Covid-19, realizar a vacina após a melhora dos sintomas.


Se a criança estiver com Covid-19, só poderá realizar a vacina, 4 semanas após o período de quarentena.


Neste primeiro momento, os municípios não receberão um quantitativo grande de doses, após o término das doses recebidas, continuaremos com a vacinação assim que for entregue nova remessa.


Horário de Vacinação:


Segunda a quinta-feira 8:30 às 16:00, sem fechar meio dia.

Sexta-feira 8:30 às 15:00, sem fechar meio dia.


Dúvidas quanto a vacinação das crianças, procurem a USF Brisas do Mar.


Coordenação de Imunizações Paula Ferreira Cristiano



104 visualizações0 comentário