top of page

Cidreira integra projeto estadual de coleta voluntária de vidro para reciclagem.

Desde o início do ano, Cidreira integra projeto estadual de coleta voluntária de vidro para reciclagem. Este projeto inovador teve o interesse da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também da Secretaria de Obras que distribuiu os contêineres em pontos de fácil acesso: como na Concha Acústica e também no calçadão João Rios.


O Rio Grande do Sul conta desde dezembro de 2022, com um projeto que prevê a coleta exclusiva de vidro para reciclagem. A implementação da iniciativa no Estado atende exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece a estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa. É o projeto Vidro Vira Vidro.


O projeto foi possível através do edital de chamamento público lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado – Sema. A ação demonstra uma iniciativa conjunta entre o poder público e o privado, propondo uma solução ambiental e econômica aos municípios que integrarão o projeto.


Na primeira fase serão instalados 45 pontos de entrega voluntária (PEV) em nove municípios do Litoral Norte, para coleta exclusiva de vidro. Toda a população poderá colaborar, já que os contêineres ficarão em locais públicos. A iniciativa integrará a Operação Verão RS do Governo do Estado, ou seja, os contêineres ficarão nas cidades até março. Os especialistas estimam que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários, e apenas 25% são reciclados.


Prefeitura Municipal de Cidreira.

Uma nova história, um novo tempo. Com responsabilidade.


201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page