top of page

Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa

Entre a sexta-feira e o sábado (07 e 08), com a formação de uma frente fria dando origem a um ciclone extratropical próximo ao litoral, atentamos para as chuvas intensas e volumosas entre o Centro e o Leste gaúcho, podendo trazer transtornos associados aos elevados volumes e também com risco de cheias.


Na sexta-feira (07), com o avanço de uma frente fria, as chuvas se intensificam pelo Oeste e Sul, e gradualmente avançam para a Campanha, Centro, Vales e Leste gaúcho. Os maiores volumes devem ficar concentrados em áreas da faixa Central do Estado, ficando em torno dos 50 aos 80mm, e pontualmente, chegando aos 100 mm dia entre as regiões do Centro e Leste.


Na madrugada e manhã do sábado (08), as chuvas continuam sobre o Estado, seguindo intensas, com moderada a forte intensidade entre o Centro, Vales e Leste gaúcho, devido à formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Norte. Os volumes devem variar entre 50 e 70 mm/dia nessas áreas. Com a atuação desse sistema, os ventos ganham força, soprando constantes e com velocidades dos 70 aos 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Com isso, a mar também ficará agitado, trazendo o risco para ressaca.


Tendência: no domingo (09), com o afastamento do ciclone, o tempo firme volta a predominar sobre o Rio Grande do Sul e as temperaturas entram em declínio.

Os acumulados previstos ao final do evento devem ficar entre 80 e 120mm, e pontualmente 150 mm.


Vídeo e texto: Defesa Civil do Rio Grande do Sul


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page