Defesa Civil: Ciclone extratropical se intensifica e rajadas de vento podem chegar a 110 km/h

A Defesa Civil emitiu um alerta sobre um ciclone extratropical que se intensificará em direção ao Rio Grande do Sul, e o Estado pode registrar rajadas de até 110 km/h, entre a terça e a quarta-feira (18/5). As rajadas de vento sopram com forte intensidade em boa parte do Estado, especialmente na faixa Leste, deixando o mar agitado.


De acordo com a Sala de Situação, a umidade poderá causar chuva nas maiorias das regiões gaúchas, podendo ser pontualmente forte entre a região Sul e a região Metropolitana. Também não se descarta a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra.


Na madrugada de quarta-feira (18/5), as chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas continuam na faixa Leste, mas gradualmente perdem intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável volte a atuar na quinta-feira (19/5).


O Estado pode registrar temperaturas baixas ao longo da semana, com previsão de temperaturas mínimas de 3° na Serra e 9° na região da Campanha.


O subchefe de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, ressalta que "foram difundidas as informações aos agentes municipais de Defesa Civil, os quais vaõ dar a primeira resposta para os eventos de emergência e de calamidade". O Estado através da Defesa Civil Estadual está de prontidão para auxiliar nos casos necessários com as estruturas de Estado.


A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.


134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo